domingo, 28 de novembro de 2010

Eventos para 2011/ 1º sementre.

Janeiro:
Projeto Férias 1: Terapia com Arte
(crianças e adolescentes)

Fevereiro
Vivência: Desvelando Máscaras

Março:
* Vivência: Quem é você MULHER?
* Grupo Terapêutico: Trabalhando o Feminino
* Projeto de Vida: Vestibulandos

Abril
Curso: Arteterapia para Professores

Maio
A arte de ser MÃE

Julho
Projeto Férias 2: Terapia com Arte
(crianças e adolescentes)



Inscrições abertas
Vagas limitadas!

ENCERRANDO CICLOS


Vivência de fim de ano


“Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver”.


Fernando Pessoa








Encerrando ciclos, batendo portas, fechando capítulos e deixando para trás aquilo que não cabe mais. É o desfecho de histórias que deixam para trás seus fiapos de linhas para tecer com fios dourados um novo enredo.
Encerrar é inevitavelmente, recomeçar. E por isso, chegar ao fim pode ser um processo, infinitamente, prazeroso. Quanto aprendizado durante este percurso. Quantos dias e noites inteirinhos dedicados a uma vida!
Se não fechamos, paralisamos em algum ponto no ciclo da vida, bloqueamos e então, adoecemos. É preciso se deixar ir para adentrar o movimento saudável. Por isso, a necessidade de encerrar e com satisfação, reiniciar um novo ciclo e com ele, novas vivências.
Finalizar é caminhar em direção a fluidez, deixando para trás a experiência passada e com ela os sentimentos de ânsia diante daquilo que não foi vivido. É a projeção em direção ao futuro, para que sonhos possam ser materializados, mas com certa distancia, para que se possa dar conta do presente que é preciso viver.

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Proposta: Vivência Arteterapêutica

Objetivo: Entrar em contato com as emoções do final de ano e experimentar, por meio de recursos artísticos, a elaboração e materialização de tais sentimentos.

Quando? 14 de Dezembro

Que horas: 19h

Onde?
Pça da Bandeira, nº 465 Edf. Clinical Center sala 607 Aracaju/SE

Valor: 30 reais

Vagas limitadas: 12 pessoas

Contatos:
Cel: 8816.6870/9864.9220
  Email: elinhapaes@yahoo.com.br

Facilitadora:
Elen Paesante
Psicóloga e Arteterapeuta
 




Venha Participar!

terça-feira, 23 de novembro de 2010

GESTALT BAHIA - 1º ENCONTRO BAIANO DE GESTALT-TERAPIA

"Bons resultados não acontecem por acaso"
Fernando Lapolli



Grupo Dialógico

INTERAÇÃO, revelação, DIFERENÇAS, possibilidades, TROCA, de dentro para fora, ACOLHIMENTO, totalidade, EXPANDIR, organismo,... isso é grupo.



Conferência

HOLISMO, ECOLOGIA, ESPIRITUALIDADE NA GESTALT-TERAPIA
com Jorge Ponciano


"De algum modo, tudo é uma GESTALT..."

 

"Somos eternamente inacabados"

"O mundo não é aquele que eu penso, mas o que eu vivo"

"Se me lembro constantemente do passado...então ele é presente...
e se antecipo o futuro, é presente também"

"O processo terapêutico é um devolver a pessoa ao mundo"

"Todo todo é um todo e tudo que é todo, é um"



Conferência de fechamento

GESTALTICAMENTE CONSTRUINDO UM MUNDO MELHOR
Com Lika Queiroz

O papel do gestalt-terapeuta é facilitar seu cliente a encontrar a chave que vai abrir a porta para os vários caminhos de sua existência.
É tornar a vida viável...
pois diante do estado de tensão e ansiedade, o livre fluxo de energia é interrompido, impedindo assim, a expressão da sua existência.
Possibilitar que o sujeito seja consciente de si e responsável por sua existência e por seu impacto na sociedade. Consciente de suas ações é possível fazer escolhas.
Para Lika, somos SER DE CUIDADO. 
MODO DE SER TRABALHO, MODO DE SER-NO-MUNDO E MODO DE SER CUIDADO
O cuidado surge quando a existência de alguém tem importância para nós...
é uma atitude que envolve preocupação, ocupação...
Para isso é preciso estar inteiro na relação de contato com o outro,
se trazendo, tornando-se cúmplice da própria totalidade e da do outro,
pleno, aceitando o outro como ele é, indo em sua direção,
correndo o risco, até mesmo, do outro não estar lá.
Presença e respeito na alteridade.
Confirmação, inclusão.
Direito de existência - sendo o que pode ser naquele momento.
ENCONTRO: é o elemento essencial da existência humana.
O gestalt-terapeuta é uma pessoa de

 - ele mergulha no desconhecido, se auto regula, sabe de si
e só ele tem as respostas para sua existência.
AMOR - favorece a abertura, o diálogo, a vida e a verdade.
HUMILDADE - não ajusta o outro a um sistema, é um anarquista, não se conforma com regras e regulamentos, é ajustá-lo a seu próprio potencial criativo.

Busca da unidade na diversidade e da diversidade pela unidade.
Busca o que existe no ENTRE...

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NA ESCOLA

“A triste verdade é que a vida humana consiste em um complexo de opostos inseparáveis – nascimento e morte, felicidade e miséria, bem e mal – e nem estamos certos de que um prevalecerá sobre o outro, de que a alegria derrotará a dor e de que o bem superará o mal. A vida foi, e sempre será, um campo de batalha e, se assim não fosse, a existência chegaria ao fim.”
Carl Jung


A violência é uma questão recorrente nos meios de comunicação. Ela está presente no nosso cotidiano e de igual forma, vem adentrando os espaços educacionais. Os índices de violência tem sido crescentes, e a escola como um microorganismo, também vivencia momentos de muita agressividade por parte dos atores que a compõem. Diluída em nossa sociedade, a violência assume proporções alarmantes, nos acostumamos a ela, e então, ora agredimos, ora somos agredidos. Somos vítimas e vilões desta doença que nos corrompe a alma e nos tira a paz.
Já não sabemos mais o que é certo e o que é errado, o que é justo e o que é bom. O processo educacional vem perdendo força e os valores destorcidos ganhando cada vez mais espaço.
O individualismo exacerbado, a deterioração das relações interpessoais, a perda dos valores de solidariedade na sociedade, os problemas familiares e a pouca convivência com a família são fatores que tem contribuído para o aumento da violência.
Desta forma, a Mediação de Conflito se torna um tema de extrema relevância no contexto educacional. A escola apresenta-se como local privilegiado de socialização e, portanto, propício ao desenvolvimento de sentimentos, afetos e emoções que podem em determinado momento gerar conflitos em que o diálogo cotidiano não seja capaz de solucionar. Sabemos que os conflitos que a envolvem não são poucos e, sendo assim, a escola precisa melhor se aparelhar para poder dialogar com essa problemática.
“O CONFLITO EM SI É POTENCIALMENTE TRANFORMATIVO”, segundo Joseph Forger e Robert Bush (1999), diria ainda, que é um terreno fértil de oportunidades para se trabalhar as relações e transformá-las.
Ortega (2002) afirma que o conflito emerge em toda situação social em que se compartilham espaços, atividades, normas e sistemas de poder e a escola, obrigatoriamente, é um deles. Um conflito não é necessariamente um fenômeno da violência, embora, em muitas ocasiões, quando não abordado de forma adequada, pode chegar a deteriorar o clima de convivência pacífica e gerar uma violência multiforme na qual é difícil reconhecer a origem e a natureza do problema.
Diante dos conflitos é necessário que a escola desenvolva ações PREVENTIVAS e CURATIVAS no intuito de tornar as relações e o ambiente escolar harmonioso, por meio da prática do diálogo e da mediação dos conflitos. A Mediação é um meio pacífico, amigável e colaborativo de resolução de controvérsias que busca a melhor solução pelas próprias partes e na escola pretende contribuir para a convivência mais saudável, construção da cidadania e enfrentamento da violência, já que são os próprios envolvidos no conflito que tentam buscar meios de superá-lo, prática que ao longo do tempo, possibilita a criação da cultura de paz nas escolas.
Os principais objetivos no processo de mediação são a solução de problemas, a prevenção dos conflitos, a inclusão e a paz social. Ela promove a empatia, facilita a comunicação por meio do diálogo, transforma culpa em responsabilidade, possibilita mudanças e cria sentimento de cooperação, tolerância, respeito às diferenças, solidariedade, autoconfiança, além do surgimento da igualdade, justiça, do desenvolvimento humano para a construção de uma democracia mais participativa.
Para Maria do Céu Battaglia (2004): “Considerando a escola como instituição que objetiva a educação cultural e social do homem, a mediação escolar se coloca como um convite à aprendizagem e ao aperfeiçoamento da habilidade de cada um na negociação e na resolução de conflito, baseada no modelo ‘ganha-ganha’”.
É importante ressaltar que as pessoas não nascem tolerantes, solidárias e respeitosas: elas necessitam ser educadas para agirem assim, principalmente as crianças e adolescentes, que estão em fase de formação.
Para Marcelo Rezende Guimarães (2004): “Quando a palavra não é possível, a violência se afirma e a condição humana é negada”.
Como reversão e a alternativa à violência, se faz necessário resgatar a devolução do direito à palavra, oportunizar a expressão das necessidades e reivindicações do sujeito, criar espaços coletivos de discussão, busca do dissenso e da diferença e as mudança nas relações educacionais (mandar e obedecer/ democrática e dialógica).
Ainda citando Battaglia (2004): “Considerando-se que o conflito é inevitável, a aprendizagem da habilidade em resolvê-los torna-se tão educativa e essencial quanto à aprendizagem da matemática, história, geografia etc”.
A mediação escolar melhora a comunicação, o clima da escola, a formação integral do aluno e a preservação das relações.


“Desejamos indivíduos que possa não só analisar, mas fazer a coisa certa, indivíduos que sejam admiráveis não só como pensadores ou criadores, mas também como seres humanos”.

Gardner


Veja matéria: http://www.seed.se.gov.br/noticia.asp?cdnoticia=5089&Mes=0&Ano=2010

domingo, 7 de novembro de 2010

"O ato de escrever é o momento de mostrar nossas vergonhas..."

Ouvi essa frase durante o Congresso Brasileiro de Arteterapia em São Paulo, mas não me recordo quem a disse. Anotei a frase, pois de mim ela falava, mas não tive o cuidado de registrar sua autoria. Quando não anotamos nem sempre lembramos, ou recordamos apenas, daquilo que é essencial, daquilo que nos inebria. Assistindo a Rubem Alves, certa vez, lembro-me quando pediu a todos que guardassem seus blocos de anotações e simplesmente, prestassem atenção a sua fala. Segundo ele, não costumamos rebuscar nossos registros “o que amamos, guardamos no coração”.
Confesso que mesmo a pedido, não me contive e fiz algumas poucas notas daquilo que julguei importante, essas eu rebusquei durante algum tempo!
Hoje, remexendo em meus papéis, me deparei com esta frase que de mim tanto fala. Neste momento pude perceber a importância do anotar e de não deixar amarelar.
Então, voltemos à frase...
Escrever é se mostrar na sua inteireza, nos alinhavos e nas fendas, é se fazer visto pelos olhos do outro. Escrever é se expor, se arriscar ao ridículo, é ousar. É tirar de dentro e materializar... logo, o outro pode não gostar!
O ato de escrever é o momento de mostrar nossas vergonhas... sim, vergonha do outro que vai ler, de não saber escrever bonito e de não acertar as palavras.
Por isso escrever nem sempre é uma tarefa muito fácil para algumas pessoas. Na verdade, é um desafio a si próprio.
Sempre que precisava escrever era um dilema. Levava horas para elaborar um texto, travava, passava a bola quando o trabalho era em grupo ou desistia. Acabava eu mesma a me rotular “não sei escrever”.
Foi durante a especialização em arteterapia que descobri o quanto que escrever me fascinava. Foi na escrita dos trabalhos, inicialmente, e depois da monografia, que aprendi a escrever... é, a gente aprende tudo, até mesmo a escrever! A técnica da escrita criativa me ajudou a eliminar tudo aquilo que eu não precisaria para o ato de escrever, principalmente o medo, o grande vilão, pois ele acaba bloqueando a nossa criatividade.
Descobri também, que quanto mais eu me afastava da escrita, mas ela se afastava de mim e que por não insistir, a dificuldade só fazia aumentar. Outro ponto importante nesse processo, é o quanto eu era exigente comigo, queria uma escrita livre e linda, fluida como nos textos que gosto de ler, mas não me permitia nem experimentar, parando diante do primeiro obstáculo.
Na arte, encontrei então, a permissão para escrever, escrever com emoção, escrever do meu jeito. Aprendi a escrever o que vivia e sentia de forma livre através da escrita criativa, escrevi com o coração e desse jeitinho fui deixando que as palavras chegassem sem obrigação, descrevendo cada coisinha que vinha de dentro da alma para que eu pudesse ir dando forma a tudo aquilo que precisva ser dito.
É preciso deixar-se ir bailando com os trocadilhos e criativamente deixar emergir o conteúdo a ser explorado.
Escrever é uma arte e, portanto, é preciso se deixar levar, assim como no fazer arte... é necessário se deixar ir, se embalar nas cores e nas formas, é preciso ser espontâneo para poder criar. É a sua expressão que vai surgir, assim como na escrita.


Criar é dar vida a uma história...seja qual for a história!

No "ENTRE" - Congresso de Arteterapia - SP


"TODAS AS VIAGENS POSSUEM DESTINOS SECRETOS DE QUE O VIAJANTE NÃO SE DÁ CONTA".

Martin Buber

Em exposição no Museu da Lingua Portuguesa 


FERNANDO PESSOA

"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".




 
"A arte consiste em fazer os outros sentir o que nós sentimos, em os libertar deles mesmos, propondo-lhes a nossa personalidade para especial libertação".
 
      


"Eu sou do tamanho daquilo que vejo,
e não do tamanho da minha altura"


"A arte é a auto-expressão lutando para ser absoluta".



"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos".

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Hora do almoço, visitinha rápida ao Mercado Central:

Comer, comer... hora de se alimentar de comida!


  

"Não me alimento de quases. Não me contento com a metade.
Não serei sua meio amiga e nem te darei meu quase amor.
É tudo ou nada, não existe meio termo".

Mandinha Franklin




O famoso "pão com mortadela!!"
Hummmmmm




"... uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para a frente".
Clarice Lispector




"Eu não aceito quaisquer fórmulas absolutas para viver. Nenhum código pré-concebido pode ver à frente tudo o que pode acontecer na vida de um homem. Conforme vivemos, crescemos e nossas crenças mudam. Elas devem mudar. Assim, penso que devemos viver com esta constante descoberta. Devemos ser abertos para esta aventura em um grau elevado de consciência de viver. Devemos apostar nossa inteira existência em nossa disposição para explorar e experimentar."
Martin Buber

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Visitinha rápida!!!! não poderia deixar de ir...




O Pequeno Príncipe

O maior livro do Mundo é uma edição especial do livro que de pequeno não tem nada: são 2 metros de altura por 1,54 metro de largura




"Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante".
Antoine de Saint-Exupéry




 Pausa para descanso:
estava chegando ao fim a maratona de arte,
o corpo doía e pedia colo...
encontrei uma cadeira super confortável
que me acolheu enquanto eu assistia à um espetáculo infantil.






"Os espelhos são usados para ver o rosto;
a arte para ver a alma".
George Bernard Shaw



Era chegada a hora de me retirar
e assim poder digerir tudo o que foi vivido
durante este processo.
Por meio deste intenso contato com a arte,
pude adentrar mais um pouco meu universo interior
e me rebuscar nas minhas mais diversas facetas,
que delícia!!!
 



VOCÊ É MEU CONVIDADO, PODE SENTAR-SE À MESA!!!
E venha se deliciar com tudo que por aqui encontrar...!

  




Enfim... já estava chegando a hora de ir...
Estávamos cansadas, mas bastante satisfeitas!
O momento pedia um brinde: as novas amizades!!


Resenha
Reflexão
Ressignificação
E o próximo encontro marcado... Ouro Preto-MG/ de 12 a 15 de outubro 2011.

III Congresso Latinoamericano de Arteterapia, IV Congresso do Mercosul de Arteterapia e I Congresso Lusobrasileiro de Arteterapia: Arteterapia como agente de inserção e transformação do ser.


"Toda a verdadeira vida é encontro".
Martin Buber


 
Encontro consigo, com o outro, com um objeto de arte criado,
encontro com os céus...

Voar, voar...


As nuvens mudam sempre de posição, mas são sempre nuvens no céu. Assim devemos ser todo dia, mutantes, porém, leais com o que pensamos e sonhamos; lembre-se, tudo se desmancha no ar, menos os pensamentos." Paulo Baleki





Encontro com a minha cidade natal:
Rio de Janeiro.
 
Rio,

Podem dizer o que quiser
Mas o xodó do povo
É o Rio
Casa do samba e do amor
Do Redentor
Louvado seja o Rio,
Rio
Pra delírio dos mortais
Pedras monumentais
Combinaram aqui
Um encontro colossal
E contorno de beleza igual
Nunca vi
Com esse poder
Outra cidade não há
Não consigo pensar em duas
É muito fácil sentir
A mão de Deus em tudo
Em Copacabana
O Rio bate um bolão
Garotas que passam têm lugar na canção
Tudo está ali
Pra quem sabe o que é bom
Ninguém mais esquece o réveillon
Fevereiro e março
É tempo de carnaval
O Rio que traço
É o lugar natural
Pras coisas do amor
Do jeito que se quer
Tamanho o esplendor da mulher
Delírio Dos Mortais