domingo, 8 de setembro de 2013

MINI CURSO DE GESTALT-TERAPIA



Friedrich Salomon Perls (1893-1970), ou somente Fritz Perls, o psiquiatra e psicoterapeuta alemão criador da Gestalt-Terapia, é o autor do poema Se como tu eres”, que sintetiza a filosofia de resgatar o contato natural e autêntico consigo mesmo, com as pessoas e com o mundo.
 
 
“A Gestalt-terapia é uma terapia existencial-fenomenológica fundada por Frederick (Fritz) e Laura Perls, na década de 1940. Ela ensina a terapeutas e pacientes o método fenomenológico de awareness, no qual perceber, sentir e atuar são diferenciados de interpretar e modificar atitudes preexistentes” (YONTEF, 1998, p. 15).

Ponto chave da Abordagem Gestáltica   
é a ampliação da consciência e a obtenção do contato direto consigo e com o mundo.
A Gestalt-terapia abraçou, desde seu inicio, uma perspectiva psicossocial, promovendo uma visão de ser humano como ser-no-mundo, parte integrante e inseparável do sistema organismo-meio. Nessa perspectiva, o individuo é visto como um ser relacional, em constante processo de devir e intercâmbio criativo com o meio” (CIORNAI, 2004, p. 55).
 


“Dentro e fora da lata de lixo
Ponho a minha criação 
Cheia de vida, ou pobre com bichos,
Tristeza ou exaltação.
O que tive de alegria e desventura
Será reexaminado;
Sentir-se sadio e viver na loucura,
Aceito ou rejeitado.
Já basta de caos ou de sujeira!
Em vez de confusão sentida,
Que se forme uma gestalt inteira
Na conclusão da minha vida” (PERLS).


Ao grupo foi solicitado que construísse uma lata de lixo a partir dos recursos artísticos oferecidos. 






 Momento de reflexão sobre si mesmo - coisas que podem ser jogadas fora ou dentro da lata de lixo.



Trabalhando o conceito de figura e fundo
 


 

A arte de Dialogar


“O homem que estabelece uma relação com o outro deve ter uma atitude dialógica, ou seja, uma postura em que a troca, o ouvir e o falar, o perguntar e o responder, o emocionar-se, sejam compartilhados durante toda a relação. Isso não significa que um deva concordar com o outro, mas que cada um inserido nessa relação possa trocar com o outro, acrescentando e sendo acrescentado ao mesmo tempo” (KIYAN, 2006, p. 108).

 

Arte e Gestalt caminham na mesma direção

Para Eliezer (2008) “arteterapia é um método que emprega linguagem artística para a comunicação entre paciente e terapeuta”.
 
“Na arte, essa relação se caracterizará pelo encontro com objeto criado. O outro se constituirá a partir da forma que é projetado no objeto de arte, pois sendo criado por ele, ao expressar por meio da construção artística seu mundo interior, será capaz de presentificá-lo, tornando visível o que antes era desconhecido” (PAESANTE, 2008).

Trabalhando com a técnica da Visualização Criativa.

 


 
Momento da Escrita Criativa






 
A oração de Fritz expressa a postura existencialista. 
 
Eu faço as minhas coisas, você faz as suas.
Eu vivo de acordo com as minhas expectativas,
Você vive de acordo com as suas.
Você é você e Eu sou eu.
E se por acaso nos encontrarmos,
será lindo
Senão, nada a fazer.

Fritz Perls




 



“Todos nós, envolvidos com a gestalt, temos uma tomada de consciência imperfeita. Somos como janelas em construções antigas, que tem bolhas, áreas onduladas, marcas sujas, manchas de tinta e outras distorções e obstruções. Cada um de nós tem áreas de clareza e áreas de obscuridade. Cada um de nós tem áreas de experiência humana, onde vemos claramente e movimentamo-nos facilmente e outras onde ainda estamos confusos. Cada um de nós consegue trabalhar como terapeuta, mais facilmente com certas pessoas, do que com outras” (UTAH, 1975, p. 15).

“Para se tornar terapeuta, é necessário ser muito inquieto e muito sensível. A inquietude nos move. A sensibilidade nos faz diminuir o passo e escutar com atenção. São justamente a inquietação e a sensibilidade que nos provocam dor quando tentamos cuidar da ferida do outro”
 
“E não há outro caminho.
Nem um atalho”
(JULIANO, 2006, p 63).


Nenhum comentário: