domingo, 31 de março de 2013

A ARTETETERAPIA COMO RECURSO DE INTERVENÇÃO EM UMA UNIDADE DE ENSINO DA REDE PÚBLICA



 ESCOLA ESTADUAL CASTELO BRANCO

Para finalizar o ano de 2012 e como término de um trabalho de Intervenção em Psicologia, professores desta Unidade de Ensino foram convidados a experienciar uma atividade com arte.

Os Caminhos da vida

Turma da manhã




Professores satisfeitos e interessados pelo trabalho desenvolvido... pela oportunidade de espaço para falar de si, expressar suas tensões...

 "A gente tava precisando"



 ...partilhar sentimentos e emoções


"Construímos isso aqui"

 Turma da tarde

"Nunca mais me senti criança"
"Necessário"
 

 "A gente precisa se alegrar"     
                  
"Momentos de leveza, descontração, relaxamento"

 





"Vontade de pintar os colegas"

"Saindo da mesmice" 


"Obra de arte"


quinta-feira, 28 de março de 2013

A ARTE COMO CAMINHO: RESSIGNIFICANDO OS PAPÉIS DE MINHA VIDA



Oficina Arteterapêutica

É com imenso prazer que apresento a arteterapia à pessoas. Poder conduzir o outro a se recria por meio desse recurso maravilhoso, é realmente encantador!


Funcionários em processo de pré-aposentadoria do TRT (PPA).


A arteterapia é uma possibilidade terapêutica onde a arte é o seu principal viés, um instrumento catalisador, um meio de expressão não verbal na facilitação dos processos de autotransformação. É um caminho para o contato com o potencial criativo.

Objetivo: 
Oportunizar espaço de expressão a partir do contato com a arte, tomando consciência dos papéis exercidos na vida e no mundo.


 

 O grupo conversou bastante durante a atividade

 

Riram, brincaram, lembraram de histórias...


Os papéis irão se modificar com a aposentadoria





É preciso se recriar diante das mudanças que virão...


 

 "Viver minha vida implica estar presente, aceitando o que estiver disponível e, ao mesmo tempo, deixando partir o que é passageiro; uma combinação de apego e desapego. Nesse sentido, viver plenamente é um constante ensaio para abrir mão de nossa vida. Um dia teremos de renunciar a tudo que é precioso para nós. Trata-se de uma simples realidade existencial" (Zinker, 2007).



"Trabalhar com vidas humanas é um privilégio a ser posto em prática com o conhecimento, o respeito e a humildade que lhe são devidos" (Zinker, 2007).




terça-feira, 26 de março de 2013

V ENCONTRO NORTE-NORDESTE DE GESTALT-TERAPIA


BEBERIBE
12 A 15 DE OUTUBRO DE 2012


 

ABERTURA DO ENCONTRO






Como facilitadora:
OFICINA ARTETERAPÊUTICA

A ARTE DE DIALOGAR



A arte como objeto de expressão é uma ferramenta facilitadora no processo do dar-se-conta. Como uma linguagem universal ela se materializa em cada fonte de expressão, seja artística ou terapeuticamente, funcionando a favor da vida quando possibilita o acesso ao potencial criativo. O caminho da arte nos abre para novas formas de compreender a si e ao outro, para a possibilidade de criar e recriar, de transformar. E é na arteterapia que ocorre o possível desvelamento do mundo interior, onde o sujeito pode refletir e ressignificar o que foi criado, trazendo à consciência o que estava imerso, e dessa forma, contribuindo para que mudanças significativas possam ocorrer.


Pelo seu caráter dialógico, Arte e Gestalt dialogam; a Gestalt é uma arte, e a arte, é uma Gestalt com mil possibilidades de contatos. E é neste diálogo que se encontra o instrumento de facilitação do sujeito com ele mesmo e a conexão com seu universo interior. A Gestalt-terapia pode ser definida como uma terapia dialógica, fazendo do diálogo um instrumento de encontro consigo, com o outro e com o mundo.






Dialogar é encontrar, é encontrar o outro por meio da palavra. Diálogo é entrega, é respeito pelas diferenças, é o caminho e o segredo para um bom relacionamento. No diálogo, as palavras levam o ser dos interlocutores. Na arte, cada um expressa o seu ser, de acordo com o que sente e pensa naquele momento, no aqui e agora da experiência.




Sendo a Gestalt uma permissão para criar, ela estará em sintonia com a experiência artística, onde é possível, no momento da construção do objeto de arte, que o sujeito se recrie, trazendo para o papel aquilo que é, ou aquilo que pensa sobre si.






A proposta da oficina foi para uma experiência reflexiva, para um experienciar do diálogo por meio da arte. O objetivo era fazer com que cada participante pudesse refletir por meio da experiência de arte, sobre a forma como dialoga consigo mesmo, com outro e com o entorno.
O encontro se deu por meio de um recurso artístico, onde a arte foi o instrumento que transportou o ser de uma pessoa para a outra.




Nessa experiência, o verbal foi eliminado, e o diálogo aconteceu por meio das formas, cores e movimentos. 



E assim como a palavra pode unir ou não, provocar encontros e desencontros, a arte também terá esta função. 


Estabelecemos códigos
Cuidado com o outro



Emoções,  encontros e desencontros

"Um reconhecimento existencial tão profundo inicia-se com a validação da singularidade. O diálogo genuíno começa quando cada pessoa considera a outra ...como ser único que é"
 (HYCNER, 1995).

MANDALANDO COM CRISTIANA MOURA
 Agora foi a minha vez de experienciar!





E do lado de fora... tudo isso!


Uma escapulida para aproveitar o sol de Fortaleza! 
E a oficina agora foi do lado de fora...



Vencendo o medo de voar...!




Pingo de Fortaleza... encerrando nosso Encontro!  
"...Aproveite o dia, aproveite o dia..."      
      
                         

"Esta é a vereda estreita por onde o terapeuta deve caminhar. Em cada lado, está o abismo. À frente, está o encontro"
Hycner