quarta-feira, 21 de novembro de 2012

QUEM É ESSE CARA?

O que será que Christian Grey, personagem do best-seller, tem em comum com o “Cara” da música de Roberto Carlos?

Movida pela curiosidade e pelo delírio feminino, me rendi à leitura de Cinquenta Tons de Cinza. Ao mesmo tempo sou movida pelo embalo da música romântica que dispara nas rádios de todo país, “Esse cara sou eu” - do velho e bom Roberto Carlos - é o sucesso do momento, e também tem invadido a alma feminina.


Cinquenta Tons de Cinza é o primeiro livro de uma trilogia que está sendo tratado como o “pornô das mamães”. Esquentou o mercado erótico mundial com sua venda de mais de 40 milhões de exemplares. O que será que tanto tem empolgado a multidão feminina neste romance erótico da autora britânica Erika Leonard James?

Será ele o cara esperado por toda mulher? O que os dois teriam em comum?

O livro retrata a história de Anastasia Steele, uma virgem de 21 anos na Faculdade de Literatura que, após entrevistar Christian Grey para o jornal da faculdade, passa a ter um relacionamento com o magnata. A trama se desenrola em Seattle, e em meio ao luxo, Anastasia descobre por meio de Christian Grey, o mundo do sadomasoquismo, descrito por meio de uma “linguagem simples dos romances baratos e ao enfoque descaradamente água com açúcar da história de amor”. Anastasia se torna escrava sexual de Grey, com ricos detalhes de bondage, sadismo e masoquismo (BDSM).

Podemos dizer que muitas são as Anastasias que se derretem nos braços de Christian Grey, afinal de contas, ele é o sonho de consumo de toda mulher, ele é o modelo do homem perfeito. Christian é atraente e misterioso. Um homem bonito, jovem e rico, além de um grande sedutor, que inebria e as faz vibrar enlouquecidamente.

Não seriam essas as mesmas mulheres que cantam e se encantam com o “Cara” descrito por Roberto Carlos em sua música?



Pode parecer paradoxal, mas muito os dois têm em comum. Roberto Carlos fala do herói esperado por toda mulher... O cara que pega você pelo braço, esbarra em quem for que interrompa seus passos, está do seu lado pro que der e vier, que ao se anunciar numa versão romântica faz qualquer mulher se derreter. Mas na verdade, estamos falando de um cara obcecado, com fortes indícios de ciúme doentio e uma ansiedade crônica... O cara que pensa em você toda hora, que conta os segundos se você demora, que está todo o tempo querendo te ver, porque já não sabe ficar sem você... Ufa! Na verdade, nenhuma mulher que se ama verdadeiramente, daria conta de um cara como esse, um cara inseguro, possessivo e dependente; um cara que precisa se auto afirmar todo o tempo esse cara sou eu, sou eu, sou eu...! Um grande dominador.

Será Christian Grey um cara diferente? Apesar de se apresentar como um verdadeiro gentleman, Cinquenta tons de cinza retrata a história de um homem irresistível, porém possessivo, dependente e um dominador doentio.

É essa espécime masculina que tem deixado as mulheres embasbacadas.



terça-feira, 20 de novembro de 2012

CURSO DE ARTETERAPIA GESTÁLTICA



A arte está presente em nossas vidas desde as civilizações antigas onde os homens buscavam formas diversas de expressão. Ainda hoje, continua a se presentificar nas suas diversas formas, sendo a terapêutica uma delas.
Na arteterapia, a arte é o principal viés de todo o trabalho. Ela é utilizada como um recurso facilitador, uma forma de expressão não verbal dos conteúdos internos, ou seja, um meio de acesso ao inconsciente, sempre levando em conta que o mais importante neste processo não é a arte pela arte, sua beleza ou grandiosidade, mas o significado daquele fazer.
A arte como recurso expressivo poderá servir de ferramenta facilitadora no processo de ampliação da consciência e da percepção a cerca de si mesmo e do outro, promovendo assim, a autotransformação. Ela melhora a autoestima, ajuda a lidar com o estresse, a elaborar conflitos e vivências traumáticas, bem como desenvolver recursos emocionais e cognitivos. É um caminho para o contato com o potencial criativo.

___________________________________



OBJETIVOS

- Experienciar o contato com os diferentes recursos artísticos aprendendo a reconhecer o potencial terapêutico de cada um e sua indicação na prática terapêutica.
- Reconhecer, por meio da experiência, conceitos fundamentais da Gestalt-terapia.
- Refletir sobre o poder vitalizador da experiência criativa e o seu potencial de cura.

CONTEÚDOS

- Breve histórico sobre a Arteterapia
- Os recursos artísticos e suas possibilidadeS
- Arteterapia Gestáltica


METODOLOGIA: Teórico-vivencial

CARGA HORÁRIA: 16 horas

PÚBLICO-ALVO: Psicólogos, educadores, artistas plásticos, estudantes de áreas afins e demais interessados.

FACILITADORA: ELENROSE PAESANTE - Psicóloga (CRP 19/484) Psicopedagoga, Arteterapeuta e Gestalt-terapeuta. Facilitadora de cursos e palestras.

LOCAL: PATHAE Rua Juarez Carvalho,86. Jardins. Aracaju Tel: 3217.4813

DATA: 01 E 02 de dezembro(8:00 às 12:00/ 13:30 às 17:30)

INVESTIMENTO: R$ 160,00 (material incluso).

INSCRIÇÕES: Cel: 9888.9220/ 9105.3690 email: elinhapaes@yahoo.com.br


VAGAS LIMITADAS!