domingo, 3 de novembro de 2013

A BRUXA QUE HABITA EM MIM

Toda mulher é uma bruxa! Toda psi é uma bruxa também...!
Hahahaha
Assim já fui chamada por muitos... de forma que passei a me dar conta da bruxa que habita em mim...

E o que é ser bruxa?
Para ser bruxa... não precisa ser feia, velha e desagradável, pelo contrário, a história relata que as bruxas foram perseguidas justamente por serem atraentes e sábias.

Uma bruxa não precisa ter nariz comprido com uma verruga, queixo pontiagudo, cabelos desarrumados, dedos finos, olhos esbugalhados e vestida num manto preto com capuz.

Assim como essa!


Esta imagem é muito famosa. 
Ela está relacionada aos conceitos da Psicologia da Gestalt.


Mas o que é que você vê? 
Uma velha senhora ou uma moça?
É uma imagem que representa as polaridades figura e fundo - conceitos que se alternam, a depender da nossa percepção num dado momento.



Me lembro aqui do Livro da Bruxa... 

que também nos trás uma imagem em sua capa... imagem citada como exemplo pela "velha bruxa",
uma senhora que de bruxa tinha muito, mas que não precisou de um caldeirão nem ingredientes exóticos para fazer uma poção. Mestre na arte da bruxaria, trabalhou apenas com elementos do cotidiano... um desenho no papel, um carro velho atrapalhando o trânsito, crianças brincando, uma semente...

Logo... uma bruxa não precisa de receitas de poções mágicas, rituais e coisas do tipo.

Uma bruxa é a mulher que sente-se atraída pela natureza e suas manifestações, que busca se conhecer, é sábia e faz uso de sua intuição para o bem de si e dos outros.
Uma bruxa é aquela que sente a força, o poder e vibração que emana da terra, dos vegetais, dos cristais e das águas.

Uma bruxa é aquela que encanta aos que a rodeiam não só com seus feitiços mas com suas palavras. É aquela que celebra e transforma-se junto com as fases da lua, que interpreta os mistérios da vida, que constrói suas próprias regras e usa o poder que existe em si mesma.

... compreendo agora o enorme poder atribuído às bruxas nos contos de fadas. Elas podem, sem dúvida, transformar pessoas em sapos, ou vice-versa... 

Toda mulher é uma bruxa... basta então exercitar o seu poder de olhar a vida de um modo novo.






Nenhum comentário: