sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Dia 27 de agosto - DIA DO PSICÓLOGO


A palavra PSICOLOGIA vem do grego: psique (alma) + logos (estudo).
É a ciência que estuda o comportamento humano e os processos psíquicos.
Ela estuda também todos os aspectos do funcionamento interno da mente, como a memória, os sentimentos, o pensamento e a percepção.

A Psicologia objetiva a busca pelo autoconhecimento e a tomada de consciência e com suas técnicas científicas pode ajudar as pessoas a viverem melhor.

A partir dos métodos de investigação, o psicólogo colhe informações necessárias para que possa compreender como o sujeito constrói seus significados, interpretações e conhecimentos, procurando, assim, intervir de forma satisfatória na vida pessoal promovendo mudanças.

Não cabe ao psicólogo dar conselhos, julgar, dizer se você está certo ou errado, mas sim pensar junto, ajudando o sujeito a chegar à essência de quem realmente é.

Quando procurar um psicólogo?

Não existem muitas regras. A razão mais lógica é sempre que se precise. Muitas vezes a procura ocorre quando, de alguma forma, o individuo não está satisfeito com o andamento de sua vida ou está passando por uma fase de sofrimento ou transições difíceis. A procura também é indicada para tratamento de transtornos, depressão, fobias, pânico, ansiedade, anorexia, bulimia entre outros.


A profissão foi regulamentada 1964, através da Lei 4.119/64.

___________________________

“Ser psicólogo é um ofício tremendamente sério.
Mas não apenas isso, é também um grande privilégio.
Pois não há maior que o de tocar no que há de mais precioso e sagrado em um ser humano:
seu segredo, seu medo, suas alegrias, prazeres e inquietações”.
Walmir Monteiro


Nenhum comentário: