segunda-feira, 15 de abril de 2013

WORKSHOP - "EXPERIMENTOS: UMA AVENTURA CRIATIVA"

São Paulo... Terra da garoa. 
Foi assim que a encontrei ao chegar no dia 07/04.
O clima estava gostoso e acolhedor, bom para passear e conhecer mais um pouco dessa cidade que tanto me acolhe. 
A expectativa era grande, afinal, teria um encontro com Joseph Zinker, mas que só aconteceria no domingo e, até lá, estaria a disposição da velha e boa Sampa.  

São Paulo cheira a arte... e no Instituto Tomie Ohtake, a abertura de uma belíssima exposição.





No domingo...
Encontro com Joseph e Sandra Zinker

Estar com Joseph Zinker foi realmente uma aventura.
Emoção à flor da pele ao me sentir tão próxima a esse homem que foi discípulo de Fritz Perls, considerado o "pai da Gestalt-terapia".

Joseph é um encanto de pessoa, apesar de não o compreender, Sandra traduzia da melhor forma suas belas e sábias palavras. Mas o sorriso e a simpatia... esses não precisaram de tradução.

"A Gestalt terapia é, na realidade, uma permissão para ser criativo. Nossa ferramenta metodológica básica é o experimento, uma abordagem comportamental para passar a um novo patamar de funcionamento. O experimento se dirige ao cerne da resistência, transformando a rigidez em um suporte elástico para a pessoa. Não precisa ser pesado, sério, nem ter uma comprovação rigorosa; pode ser teatral, hilário, louco, transcendente, metafísico, engraçado. O experimento nos dá licença para sermos sacerdotes, prostitutas, gays, santos, sábios, magos – todas as coisas, seres e noções que se ocultam em nós. Os experimentos não precisam brotar de conceitos; podem começar simplesmente como brincadeiras e desencadear profundas revelações cognitivas" (Zinker, 2006). 
Ao ouvir Zinker citar essa frase senti meus olhos lacrimejarem, era de pura emoção. Quantas vezes citei essa frase e ainda cito a cada curso, a cada oficina... que realizo!
Quanto da fala de Zinker me aproprio a cada momento!

 E claro, levei meu livro "Processo Criativo em Gestalt-terapia (2007)", queria um autógrafo!
O encontro foi um convite ao experimento...!

 E muito eu experimentei!

Aprendi que...

"A presença alimenta"
"O silêncio cura"
"O que é percebido pelo outro é apenas a caricatura, somos muito mais"



Aprendi que posso ser eu mesma em minha totalidade e ter a minha própria forma de ser-no-mundo. Posso ser menina, posso ser mulher, posso ser todas as coisas ao mesmo tempo.
Posso surpreender a mim mesma!

Foi um lindo presente! 
Muito grata!


Nenhum comentário: