quarta-feira, 21 de maio de 2008

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Ser Psicólogo


Ser psicólogo é uma imensa responsabilidade. Não apenas isso é também uma notável dádiva. Desenvolvemos o dom de usar a palavra, o olhar, expressões, e até mesmo o silêncio. A capacidade de tirar lá de dentro o melhor que temos para cuidar, fortalecer, compreender, aliviar.
Ser psicólogo é um ofício tremendamente sério. Mas não apenas isso é também um grande privilégio. Pois não há maior que o de tocar no que há de mais precioso e sagrado em um ser humano: seu segredo, seu medo, suas alegrias, prazeres e inquietações.
Somos psicólogos e trememos diante da constatação de que temos instrumentos capazes de favorecer o bem ou o mal, a construção ou a destruição. Mas ao lado disso desfrutamos de uma inefável bênção que é poder dar a alguém o toque, a chave que pode abrir portas para a realização de seus mais caros e íntimos sonhos.
Quero, como psicólogo aprender a ouvir sem julgar, ver sem me escandalizar, e sempre acreditar no bem.Mesmo na contra-esperança, esperar. E quando falar, ter consciência do peso da minha palavra, do conselho, da minha sinalização. Que as lágrimas que diante de mim rolarem, pensamentos, declarações e esperanças testemunhadas, sejam segredos que me acompanhem até o fim. E que eu possa ao final ser agradecido pelo privilégio de ter vivido para ajudar as pessoas a serem mais felizes. O privilégio de tantas vezes ter sido único na vida de alguém que não tinha com quem contar para dividir sua solidão, sua angústia, seus desejos. Alguém que sonhava ser mais feliz, e pôde comigo descobrir que isso só começa quando a gente consegue realmente se conhecer e se aceitar.
Walmir Monteiro

No ringue, a Psicológa Elenrose Paesante
Entrevista com Gélio Albuquerque - assista!!



O ENCONTRO


(...) Toda vida é encontro...
Inventar é encontrar...
Eu-Tu fundamenta o mundo da relação...
O Eu se realiza na relação com o Tu;
É tornando Eu que digo Tu...
Ninguém tente debilitar o sentido da relação:
Relação é reciprocidade...
Vivemos no fluxo torrencial da reciprocidade,
Irremediavelmente encerrados nela.



Martin Buber
O GRANDE ENCONTRO
Primeiro o ENCONTRO,
depois o"O grande encontro" de toda uma vida profissional.
A PSICOLOGIA chegou como um convite, uma porta de abertura, inicialmente, de não sei o que. Agora mais claro, a busca por mim mesma, pela existência, pela cura... pela minha cura.
Daí a GESTALT, que veio de fininho com tudo de mais belo e gestáltico que só ela pode oferecer, me trazendo para aqui e agora, presentificando-me a cada dia no verso e reverso das minhas figuras, das minhas gestaltes inacabadas, pincelando arte aqui e alí para que eu pudesse me acostumar a ela e ela a mim.
A ARTETERAPIA veio com a autopermisão para uma vida plena, autorizando-me a sair de trás das cortinas do meu interior e me tornar figura de mim mesma, deixando de ser expectadora para ser autora de minha própria vida. Com o seu colorido, sua beleza, veio encantar e mostrar-me a possibilidade dos diversos caminhos que me conduzem, me fazer acreditar que tudo é possível.
E então, para finalizar... É isso que ela faz... ME FAZ FAZER, materializar-me nesta escrita, neste blog, neste trabalhos aqui expostos...
Elen
************

CURRÍCULO
Graduação
Graduada em Psicologia (R.J), Pós-Graduada em Psicopedagogia Institucional, Gestalt-terapia e Arteterapia. Formação em Medicina Psicossomática.
Psicóloga Clínica com atendimentos individuais e grupais.
Facilitadora de grupos terapêuticos, Palestras, Dinâmicas de grupo e Cursos.
Capacitação em Relações Humanas aos novos servidores concursados pela Secretaria Estadual de Educação e Capacitação do quadro docente da Rede Pública Estadual no Sistema de Garantia e defesa de direitos da criança e do adolescente com a temática Mediação de Conflitos nas Escolas.
Experiência em Docência no Ensino Superior nas disciplinas de Psicologia nos cursos de Graduação(UFS) e Pós-Graduação (Fanese/ Pio X).

********

Oficina "Administrando o Estresse"

Segundo a Organização Mundial de Saúde o estresse é considerado a "epidemia do século". As facilidades e a agitação da vida moderna fazem com que recebamos doses diárias de estresse e apesar de ser um aliado na superação de desafios, cronicamente, pode causar danos importantes para a saúde física e mental. Para o endocrinologista Hans Seyle, "o estresse é o resultado do homem criar uma civilização, que ele, o próprio homem não mais consegue suportar".

Objetivo: Oportunizar espaço de informação e reflexão sobre o estresse, levando os participantes a reconhecer e administrar os fatores estressores, buscando clareza e flexibilidade às mudanças cotidianas para a promoção da qualidade de vida.

Metodologia: Carga horária de quatro horas com atividades teórico-vivenciais.

Agende uma Oficina para sua empresa!!!


Secretaria do Estado da Educação realiza Oficina de Estresse durante a I Semana da Qualidade de Vida. Confira mais: http://www.seed.se.gov.br/detalharNoticiaAscom_new.asp?codNoticia=3302&Mes=0&Ano=2008




4 comentários:

Unknown disse...

Olá querida amiga, está a sua cara seu blog(inteligente, reflexivo, centrado alegre)...adorei!

Anônimo disse...

Amiga, seu blog está ótimo!
Percebe-se o quanto você é profissional.
Parabéns!!!!
E continue com muito sucesso, vc merece.

Grande bjo.

Unknown disse...

Oi! seu blog ficou ótimo!
Bjs.

Elenrose Paesante disse...

Obrigada!!