quarta-feira, 21 de maio de 2008

ARTETERAPIA

Arteterapia é uma forma diferente de se rebuscar, de caminhar em sua própria direção, de se aproximar do que existe de mais belo: O SER HUMANO!
É pincelando aqui e acolá que ela vai dando o seu colorido.
Vai modelando e remodelando, suavemente, o que lhe parece disforme.
Ela vai transformando...
Criando e Recriando...
Inteira, aos pedaços, aos caquinhos...
Os meus caquinhos...
Remontada, composta, arrumada, desembrulhada, despudorada, certinha.
Tudo, nada... arremendada. A arte chega de fininho e vai escarafunchando... É isso que ela faz! Ela te surpreende, ela é mágica! É encantadora... Ela te confirma, te aceita e não te diz o que fazer, mas você simplesmente, FAZ! E como é bom!!
Elen


O que é Arteterapia?



É a utilização de recursos artísticos em um contexto terapêutico. A arte "facilita a ampliação da consciência e do auto-conhecimento, possibilitando mudanças".




A arte em e como terapia contribui para a elevação da auto-estima, ajuda a lidar melhor com sintomas, estresse, ampliação de recursos físicos, cognitivos e emocionais, além do prazer vitalizador que é fazer arte (Ciornai, 2004).



“Fazer arte é inebriante, uma das grandes alegrias da vida. No processo criativo, assim como quando estamos apaixonados, entramos em contato com nossa doçura, com nossos anseios, com o poder de nossos intentos e com a profundidade de nosso bem-querer”.

Joseph Zinker





Encerrando o primeiro grupo de Arteterapia na Secretaria de Educação -

Hipertensão Arterial e Arteterapia - Tensão à Flor da pele



Ao final desta encantadora experiência o que posso dizer, é que sem a arte não consigo mais atuar. Meu palco nunca mais será o mesmo, pois a arte ganhou seu espaço e eu como coadjuvante deste grande enredo que é a vida me sinto extremamente gratificada em poder trabalhar com ela ao meu lado, me ajudando na condução dos diversos processos dos seres que passam por meu caminho.
Elen





Confira matéria: http://www.seed.se.gov.br/detalharNoticiaAscom_new.asp?codNoticia=1192&Mes=6&Ano=2008

__________________________________________________________

MONOGRAFIA APRESENTADA EM 29/11/2008 - Conclusão da Especialização em Arteterapia

Orientadora: Cristina Dias Allessandrini

A ARTE COMO VIÉIS NO PROCESSO DE RESIGNIFICAÇÃO DO PACIENTE COM TRANSTORNO DE ANSIEDADE


A sociedade moderna com seu ritmo acelerado tem provocado situações geradoras de um nível elevado de ansiedade e por essa razão, a procura por ajuda profissional vem se tornando uma constante na vida das pessoas. Muitos são os transtornos que tem afetado o ser humano e esta forma apressada de se viver acaba desencadeando e intensificando os sintomas de angústia e ansiedade experienciados causando danos incomensuráveis à vida do homem. Como prática terapêutica, a arteterapia, possibilita unir arte e terapia em um único espaço contribuindo, eficazmente, para o trabalho do psicólogo, pois a arte como objeto de expressão, associada ao trabalho psicoterápico, poderá servir de ferramenta facilitadora no processo do dar-se-conta, ampliando a awareness e a percepção do cliente assistido. Sendo assim, o presente estudo busca compreender como a arte em contexto terapêutico poderá contribuir no processo de resignificação do paciente com transtorno de ansiedade, reduzindo o aparecimento dos sintomas e entendendo-o como uma forma de adequação do individuo. A autora relata fragmentos de casos clínicos extraídos a partir de experimentos vivenciados em setting terapêutico. O instrumento metodológico utilizado foi à Gestalt-terapia, pois o modo gestáltico de perceber a si mesmo e aos outros, é um modo criativo.

_____________________


A ARTE COMO CAMINHO...

Nenhum comentário: