sábado, 31 de maio de 2008

O QUE É GESTALT


O que é Gestalt?

Gestalt é uma palavra de origem alemã sem tradução para o português e significa "dar forma, configuração, totalidade". É uma forma de psicoterapia tendo como base teórica a Teoria de Campo, a Psicologia da Gestalt e a Teoria Holística e como bases filosóficas o Humanismo, a Fenomenologia e o Existencialismo. É a partir desta teia que concebe e pensa a pessoa humana e de onde busca um instrumental para cuidar dela quando, momentaneamente, não mais encontra-se capaz de cuidar de si.

É uma teoria, uma técnica e uma arte que vai ao encontro do ser humano propondo um revisitar do que ficou perdido ao longo do tempo. É um convite a plenitude, a inteireza do encontro consigo e com o outro, pois como ser em relação, só fazemos sentido quando integrados ao mundo.

A proposta de Gestalt é trabalhar o homem para que ele possa se rebuscar e se redescobrir, encontrando o verdadeiro sentido de ser (RIBEIRO, 2007).


Oração da Gestalt-terapia


"Eu faço minhas coisas, e você faz as suas. Eu não estou neste mundo para viver de acordo com as suas expectativas. E você não está neste mundo para viver de acordo com as minhas. Você é você, e eu sou eu. Se por acaso, nós nos encontrarmos, será LINDO. Se não, não há nada a fazer".


Frederick Perls

**********************************************

GRUPOS TERAPÊUTICOS

"Trabalhar com grupos... O previsível e o imprevisível me gratificam. O controlável e o incontrolável me motivam. Mas é o resultado que me nutre e fortalece como gente."


Virgínia Filártiga



DIA DO PROFESSOR COMEMORADO EM GRANDE ESTILO!



A Arte de Ser Professor



Objetivo: Oportunizar espaço de interação entre os professores a partir do contato com a arte, promovendo a melhoria nas relações, o despertar de um pensar criativo e a ampliação da consciência sobre si mesmo.




Professores participam de Oficina em Arteterapia



Momentos de descontração, leveza e interação entre colegas de trabalho - uma pausa nas atividades cotidianas para celebrar a vida e relembrar momentos do Ser Criança.





O fazer artístico muitas vezes é descartado do mundo adulto, a não ser, quando se trata de uma prática profissional assumida. É como se somente às crianças fossem permitido pintar e bordar, inventar modas, pintar os sete. Esta é uma tarefa delas, cabendo aos adultos distanciar-se cada vez mais, não sendo, desta forma, permitido adentrar ao universo infantil, que também os representa, ou pelo menos, deveria. Até mesmo aos pais é difícil a tarefa de sentar e experimentar brincar, pintar e até se sujar, pois ao longo da vida e à medida que vão amadurecendo, vão internalizando valores e crenças que vão os engessando diante dessas possibilidades. “O ato criativo é uma necessidade tão básica quanto respirar ou fazer amor. Somos impelidos a criar. [...] A criatividade é um ato de coragem que diz: estou disposto a me arriscar ao ridículo e ao fracasso para experienciar este dia como uma novidade, como algo inédito” (ZINKER, 2006, p. 16; 21). E é exatamente isso que os amedronta e os esconde, pois expor-se, ainda é uma tarefa muito árdua.




“Criar é tocar a essência do ser humano. É sentir a beleza do sutil, em um espaço onde antes era nada, e que de repente passa a ser uma forma, um contorno, emerge um gesto, enfim, a expressão de um sentimento presente dentro de nós”.
Allessandrini





“O valor terapêutico da atividade artística está tanto no processo de criação quanto nas possíveis reflexões e elaborações posteriores sobre os trabalhos realizados” (CIORNAI, 2004).



*************************************************


ADOLESER: vencendo a timidez

Objetivo: Oportunizar espaço de interação entre adolescentes com timidez, facilitando o processo de expressão e comunicação através da utilização de recursos artísticos e técnicas de dinâmica de grupo, possibilitando o autoconhecimento e reduzindo o nível de ansiedade e medo nas relações interpessoais.


A quem se destina: Adolescentes com quadro de timidez e idades entre 13 a 17 anos.



Com uma caixa de papelão, papéis diversos, cola e tesoura e usando a criatividade eles constroem seu mundo interior ...




******




Lidando com a Ansiedade


Objetivo: Oportunizar espaço de acolhimento e troca de experiências, possibilitando a expressão de sentimentos e emoções, o autoconhecimento e a tomada de consciência na busca de formas mais criativas para minimizar o nível de ansiedade e medo e, conseqüentemente, a melhoria da qualidade de vida.



A quem se destina: : Qualquer pessoa que apresente um quadro de Transtorno de Ansiedade.



“Não me deixe só, eu tenho medo do escuro. Eu tenho medo do inseguro, dos fantasmas da minha voz.” [Vanessa da Mata]



Aguardo por você!!


**********



Arteterapia e Hipertensão Arterial



Objetivo: Promover espaço de acolhimento e troca de experiências, possibilitando a expressão dos aspectos psicoemocionais por meio de recursos artísticos, maior contato consigo e o descobrimento de potencialidades para que possa ser utilizado na busca de alternativas de enfrentamento e adaptação à vida.



A quem se destina: pessoas que apresentam um quadro de hipertensão arterial




“[...] olhar para a doença não é o suficiente. Urge encontrar o sujeito. O ato terapêutico será o olhar. Descobrir aquele que vive (e que sofre) atrás da sua doença. [...] não é tanto a doença que precisa ser tratada, mas o que ela significa. De que fala aquela doença? O sujeito quer ser ouvido, quer ser compreendido. O ato terapêutico é ouvir. Descobrir o significado que se esconde atrás da doença”.


Eugênio Campos



RESERVE JÁ A SUA VAGA!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Tia linda!!
Amei seu blog e os teus textos. Muito legal! Dá uma passadinha no meu tá?
Mil beijos

Virginia disse...

Olá,
Entrei no seu blog após pesquisas e me deparei com meus versos sobre grupos. Fico gratificada de poder dividir conhecimentos com você.um abraço,
virginia filartiga