segunda-feira, 12 de março de 2012

DIA DA MULHER - OFICINA ARTETERAPÊUTICA

A Oficina foi realizada na DEA - Diretoria de Educação de Aracaju, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Ao chegarem foram convidadas a estarem mais a vontade, com os pés no chão.




Usamos a canga de praia para facilitar o processo de sensibiliação e relaxamento.



.Mulheres brincavam com o tecido











"Voltei a ser criança, sem pensar em nada".

 Histórias da infância foram resgatadas...

Reflexões...


O trabalho realizado foi feito por meio de colagem. Ao folhearem revistas, a tarefa era recortar tudo aquilo com o qual se identificavam e chamava a atenção.





Questionamentso sobre o que é ser criança
"adulto é velho, é chato..."


"Nossa dinâmica é muito agitada, ficamos estressadas..."


"Hoje eu estava agitada, a atividade troxe tranquilidade, harmonizou a energia"

"Não nos permitimos tempo..."

Nesse momento brincavam com as imagens

Para Freud as imagens escampam do inconsciente com mais facilidade do que es palavras.

"Quando fui vendo, fui recortando... imagens de lazer, esporte, mar, animais... me trouxe paz... foi o que a imagem passou no momento"

"Para mim foi prazeroso"
"Trabalho em um setor agitado, estressado... ter esse momento, é sair da tensão"
"As imagens vieram a mim" fala da família, educação, das drogas...

"Imagens e frases que me atraíram"...
("Quando você ultrapassa a barreira o que fica no seu caminho é o prazer de ir mais longe").



"A arteterapia pode ser um caminho revelador e inspirador que nos ajuda a entrar em contato com a possibilidade abundante e generosa de acreditar, desafiar, reconstruir, criar e expressar as emoções, sentimentos e imagens que trazemos dentro de nós" (ARCURI, 2006).

Nenhum comentário: