quinta-feira, 28 de março de 2013

A ARTE COMO CAMINHO: RESSIGNIFICANDO OS PAPÉIS DE MINHA VIDA



Oficina Arteterapêutica

É com imenso prazer que apresento a arteterapia à pessoas. Poder conduzir o outro a se recria por meio desse recurso maravilhoso, é realmente encantador!


Funcionários em processo de pré-aposentadoria do TRT (PPA).


A arteterapia é uma possibilidade terapêutica onde a arte é o seu principal viés, um instrumento catalisador, um meio de expressão não verbal na facilitação dos processos de autotransformação. É um caminho para o contato com o potencial criativo.

Objetivo: 
Oportunizar espaço de expressão a partir do contato com a arte, tomando consciência dos papéis exercidos na vida e no mundo.


 

 O grupo conversou bastante durante a atividade

 

Riram, brincaram, lembraram de histórias...


Os papéis irão se modificar com a aposentadoria





É preciso se recriar diante das mudanças que virão...


 

 "Viver minha vida implica estar presente, aceitando o que estiver disponível e, ao mesmo tempo, deixando partir o que é passageiro; uma combinação de apego e desapego. Nesse sentido, viver plenamente é um constante ensaio para abrir mão de nossa vida. Um dia teremos de renunciar a tudo que é precioso para nós. Trata-se de uma simples realidade existencial" (Zinker, 2007).



"Trabalhar com vidas humanas é um privilégio a ser posto em prática com o conhecimento, o respeito e a humildade que lhe são devidos" (Zinker, 2007).




Nenhum comentário: