sábado, 31 de maio de 2008

O QUE É GESTALT


O que é Gestalt?

Gestalt é uma palavra de origem alemã sem tradução para o português e significa "dar forma, configuração, totalidade". É uma forma de psicoterapia tendo como base teórica a Teoria de Campo, a Psicologia da Gestalt e a Teoria Holística e como bases filosóficas o Humanismo, a Fenomenologia e o Existencialismo. É a partir desta teia que concebe e pensa a pessoa humana e de onde busca um instrumental para cuidar dela quando, momentaneamente, não mais encontra-se capaz de cuidar de si.

É uma teoria, uma técnica e uma arte que vai ao encontro do ser humano propondo um revisitar do que ficou perdido ao longo do tempo. É um convite a plenitude, a inteireza do encontro consigo e com o outro, pois como ser em relação, só fazemos sentido quando integrados ao mundo.

A proposta de Gestalt é trabalhar o homem para que ele possa se rebuscar e se redescobrir, encontrando o verdadeiro sentido de ser (RIBEIRO, 2007).


Oração da Gestalt-terapia


"Eu faço minhas coisas, e você faz as suas. Eu não estou neste mundo para viver de acordo com as suas expectativas. E você não está neste mundo para viver de acordo com as minhas. Você é você, e eu sou eu. Se por acaso, nós nos encontrarmos, será LINDO. Se não, não há nada a fazer".


Frederick Perls

**********************************************

GRUPOS TERAPÊUTICOS

"Trabalhar com grupos... O previsível e o imprevisível me gratificam. O controlável e o incontrolável me motivam. Mas é o resultado que me nutre e fortalece como gente."


Virgínia Filártiga



DIA DO PROFESSOR COMEMORADO EM GRANDE ESTILO!



A Arte de Ser Professor



Objetivo: Oportunizar espaço de interação entre os professores a partir do contato com a arte, promovendo a melhoria nas relações, o despertar de um pensar criativo e a ampliação da consciência sobre si mesmo.




Professores participam de Oficina em Arteterapia



Momentos de descontração, leveza e interação entre colegas de trabalho - uma pausa nas atividades cotidianas para celebrar a vida e relembrar momentos do Ser Criança.





O fazer artístico muitas vezes é descartado do mundo adulto, a não ser, quando se trata de uma prática profissional assumida. É como se somente às crianças fossem permitido pintar e bordar, inventar modas, pintar os sete. Esta é uma tarefa delas, cabendo aos adultos distanciar-se cada vez mais, não sendo, desta forma, permitido adentrar ao universo infantil, que também os representa, ou pelo menos, deveria. Até mesmo aos pais é difícil a tarefa de sentar e experimentar brincar, pintar e até se sujar, pois ao longo da vida e à medida que vão amadurecendo, vão internalizando valores e crenças que vão os engessando diante dessas possibilidades. “O ato criativo é uma necessidade tão básica quanto respirar ou fazer amor. Somos impelidos a criar. [...] A criatividade é um ato de coragem que diz: estou disposto a me arriscar ao ridículo e ao fracasso para experienciar este dia como uma novidade, como algo inédito” (ZINKER, 2006, p. 16; 21). E é exatamente isso que os amedronta e os esconde, pois expor-se, ainda é uma tarefa muito árdua.




“Criar é tocar a essência do ser humano. É sentir a beleza do sutil, em um espaço onde antes era nada, e que de repente passa a ser uma forma, um contorno, emerge um gesto, enfim, a expressão de um sentimento presente dentro de nós”.
Allessandrini





“O valor terapêutico da atividade artística está tanto no processo de criação quanto nas possíveis reflexões e elaborações posteriores sobre os trabalhos realizados” (CIORNAI, 2004).



*************************************************


ADOLESER: vencendo a timidez

Objetivo: Oportunizar espaço de interação entre adolescentes com timidez, facilitando o processo de expressão e comunicação através da utilização de recursos artísticos e técnicas de dinâmica de grupo, possibilitando o autoconhecimento e reduzindo o nível de ansiedade e medo nas relações interpessoais.


A quem se destina: Adolescentes com quadro de timidez e idades entre 13 a 17 anos.



Com uma caixa de papelão, papéis diversos, cola e tesoura e usando a criatividade eles constroem seu mundo interior ...




******




Lidando com a Ansiedade


Objetivo: Oportunizar espaço de acolhimento e troca de experiências, possibilitando a expressão de sentimentos e emoções, o autoconhecimento e a tomada de consciência na busca de formas mais criativas para minimizar o nível de ansiedade e medo e, conseqüentemente, a melhoria da qualidade de vida.



A quem se destina: : Qualquer pessoa que apresente um quadro de Transtorno de Ansiedade.



“Não me deixe só, eu tenho medo do escuro. Eu tenho medo do inseguro, dos fantasmas da minha voz.” [Vanessa da Mata]



Aguardo por você!!


**********



Arteterapia e Hipertensão Arterial



Objetivo: Promover espaço de acolhimento e troca de experiências, possibilitando a expressão dos aspectos psicoemocionais por meio de recursos artísticos, maior contato consigo e o descobrimento de potencialidades para que possa ser utilizado na busca de alternativas de enfrentamento e adaptação à vida.



A quem se destina: pessoas que apresentam um quadro de hipertensão arterial




“[...] olhar para a doença não é o suficiente. Urge encontrar o sujeito. O ato terapêutico será o olhar. Descobrir aquele que vive (e que sofre) atrás da sua doença. [...] não é tanto a doença que precisa ser tratada, mas o que ela significa. De que fala aquela doença? O sujeito quer ser ouvido, quer ser compreendido. O ato terapêutico é ouvir. Descobrir o significado que se esconde atrás da doença”.


Eugênio Campos



RESERVE JÁ A SUA VAGA!!

quarta-feira, 21 de maio de 2008

ARTETERAPIA

Arteterapia é uma forma diferente de se rebuscar, de caminhar em sua própria direção, de se aproximar do que existe de mais belo: O SER HUMANO!
É pincelando aqui e acolá que ela vai dando o seu colorido.
Vai modelando e remodelando, suavemente, o que lhe parece disforme.
Ela vai transformando...
Criando e Recriando...
Inteira, aos pedaços, aos caquinhos...
Os meus caquinhos...
Remontada, composta, arrumada, desembrulhada, despudorada, certinha.
Tudo, nada... arremendada. A arte chega de fininho e vai escarafunchando... É isso que ela faz! Ela te surpreende, ela é mágica! É encantadora... Ela te confirma, te aceita e não te diz o que fazer, mas você simplesmente, FAZ! E como é bom!!
Elen


O que é Arteterapia?



É a utilização de recursos artísticos em um contexto terapêutico. A arte "facilita a ampliação da consciência e do auto-conhecimento, possibilitando mudanças".




A arte em e como terapia contribui para a elevação da auto-estima, ajuda a lidar melhor com sintomas, estresse, ampliação de recursos físicos, cognitivos e emocionais, além do prazer vitalizador que é fazer arte (Ciornai, 2004).



“Fazer arte é inebriante, uma das grandes alegrias da vida. No processo criativo, assim como quando estamos apaixonados, entramos em contato com nossa doçura, com nossos anseios, com o poder de nossos intentos e com a profundidade de nosso bem-querer”.

Joseph Zinker





Encerrando o primeiro grupo de Arteterapia na Secretaria de Educação -

Hipertensão Arterial e Arteterapia - Tensão à Flor da pele



Ao final desta encantadora experiência o que posso dizer, é que sem a arte não consigo mais atuar. Meu palco nunca mais será o mesmo, pois a arte ganhou seu espaço e eu como coadjuvante deste grande enredo que é a vida me sinto extremamente gratificada em poder trabalhar com ela ao meu lado, me ajudando na condução dos diversos processos dos seres que passam por meu caminho.
Elen





Confira matéria: http://www.seed.se.gov.br/detalharNoticiaAscom_new.asp?codNoticia=1192&Mes=6&Ano=2008

__________________________________________________________

MONOGRAFIA APRESENTADA EM 29/11/2008 - Conclusão da Especialização em Arteterapia

Orientadora: Cristina Dias Allessandrini

A ARTE COMO VIÉIS NO PROCESSO DE RESIGNIFICAÇÃO DO PACIENTE COM TRANSTORNO DE ANSIEDADE


A sociedade moderna com seu ritmo acelerado tem provocado situações geradoras de um nível elevado de ansiedade e por essa razão, a procura por ajuda profissional vem se tornando uma constante na vida das pessoas. Muitos são os transtornos que tem afetado o ser humano e esta forma apressada de se viver acaba desencadeando e intensificando os sintomas de angústia e ansiedade experienciados causando danos incomensuráveis à vida do homem. Como prática terapêutica, a arteterapia, possibilita unir arte e terapia em um único espaço contribuindo, eficazmente, para o trabalho do psicólogo, pois a arte como objeto de expressão, associada ao trabalho psicoterápico, poderá servir de ferramenta facilitadora no processo do dar-se-conta, ampliando a awareness e a percepção do cliente assistido. Sendo assim, o presente estudo busca compreender como a arte em contexto terapêutico poderá contribuir no processo de resignificação do paciente com transtorno de ansiedade, reduzindo o aparecimento dos sintomas e entendendo-o como uma forma de adequação do individuo. A autora relata fragmentos de casos clínicos extraídos a partir de experimentos vivenciados em setting terapêutico. O instrumento metodológico utilizado foi à Gestalt-terapia, pois o modo gestáltico de perceber a si mesmo e aos outros, é um modo criativo.

_____________________


A ARTE COMO CAMINHO...

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Ser Psicólogo


Ser psicólogo é uma imensa responsabilidade. Não apenas isso é também uma notável dádiva. Desenvolvemos o dom de usar a palavra, o olhar, expressões, e até mesmo o silêncio. A capacidade de tirar lá de dentro o melhor que temos para cuidar, fortalecer, compreender, aliviar.
Ser psicólogo é um ofício tremendamente sério. Mas não apenas isso é também um grande privilégio. Pois não há maior que o de tocar no que há de mais precioso e sagrado em um ser humano: seu segredo, seu medo, suas alegrias, prazeres e inquietações.
Somos psicólogos e trememos diante da constatação de que temos instrumentos capazes de favorecer o bem ou o mal, a construção ou a destruição. Mas ao lado disso desfrutamos de uma inefável bênção que é poder dar a alguém o toque, a chave que pode abrir portas para a realização de seus mais caros e íntimos sonhos.
Quero, como psicólogo aprender a ouvir sem julgar, ver sem me escandalizar, e sempre acreditar no bem.Mesmo na contra-esperança, esperar. E quando falar, ter consciência do peso da minha palavra, do conselho, da minha sinalização. Que as lágrimas que diante de mim rolarem, pensamentos, declarações e esperanças testemunhadas, sejam segredos que me acompanhem até o fim. E que eu possa ao final ser agradecido pelo privilégio de ter vivido para ajudar as pessoas a serem mais felizes. O privilégio de tantas vezes ter sido único na vida de alguém que não tinha com quem contar para dividir sua solidão, sua angústia, seus desejos. Alguém que sonhava ser mais feliz, e pôde comigo descobrir que isso só começa quando a gente consegue realmente se conhecer e se aceitar.
Walmir Monteiro

No ringue, a Psicológa Elenrose Paesante
Entrevista com Gélio Albuquerque - assista!!



O ENCONTRO


(...) Toda vida é encontro...
Inventar é encontrar...
Eu-Tu fundamenta o mundo da relação...
O Eu se realiza na relação com o Tu;
É tornando Eu que digo Tu...
Ninguém tente debilitar o sentido da relação:
Relação é reciprocidade...
Vivemos no fluxo torrencial da reciprocidade,
Irremediavelmente encerrados nela.



Martin Buber
O GRANDE ENCONTRO
Primeiro o ENCONTRO,
depois o"O grande encontro" de toda uma vida profissional.
A PSICOLOGIA chegou como um convite, uma porta de abertura, inicialmente, de não sei o que. Agora mais claro, a busca por mim mesma, pela existência, pela cura... pela minha cura.
Daí a GESTALT, que veio de fininho com tudo de mais belo e gestáltico que só ela pode oferecer, me trazendo para aqui e agora, presentificando-me a cada dia no verso e reverso das minhas figuras, das minhas gestaltes inacabadas, pincelando arte aqui e alí para que eu pudesse me acostumar a ela e ela a mim.
A ARTETERAPIA veio com a autopermisão para uma vida plena, autorizando-me a sair de trás das cortinas do meu interior e me tornar figura de mim mesma, deixando de ser expectadora para ser autora de minha própria vida. Com o seu colorido, sua beleza, veio encantar e mostrar-me a possibilidade dos diversos caminhos que me conduzem, me fazer acreditar que tudo é possível.
E então, para finalizar... É isso que ela faz... ME FAZ FAZER, materializar-me nesta escrita, neste blog, neste trabalhos aqui expostos...
Elen
************

CURRÍCULO
Graduação
Graduada em Psicologia (R.J), Pós-Graduada em Psicopedagogia Institucional, Gestalt-terapia e Arteterapia. Formação em Medicina Psicossomática.
Psicóloga Clínica com atendimentos individuais e grupais.
Facilitadora de grupos terapêuticos, Palestras, Dinâmicas de grupo e Cursos.
Capacitação em Relações Humanas aos novos servidores concursados pela Secretaria Estadual de Educação e Capacitação do quadro docente da Rede Pública Estadual no Sistema de Garantia e defesa de direitos da criança e do adolescente com a temática Mediação de Conflitos nas Escolas.
Experiência em Docência no Ensino Superior nas disciplinas de Psicologia nos cursos de Graduação(UFS) e Pós-Graduação (Fanese/ Pio X).

********

Oficina "Administrando o Estresse"

Segundo a Organização Mundial de Saúde o estresse é considerado a "epidemia do século". As facilidades e a agitação da vida moderna fazem com que recebamos doses diárias de estresse e apesar de ser um aliado na superação de desafios, cronicamente, pode causar danos importantes para a saúde física e mental. Para o endocrinologista Hans Seyle, "o estresse é o resultado do homem criar uma civilização, que ele, o próprio homem não mais consegue suportar".

Objetivo: Oportunizar espaço de informação e reflexão sobre o estresse, levando os participantes a reconhecer e administrar os fatores estressores, buscando clareza e flexibilidade às mudanças cotidianas para a promoção da qualidade de vida.

Metodologia: Carga horária de quatro horas com atividades teórico-vivenciais.

Agende uma Oficina para sua empresa!!!


Secretaria do Estado da Educação realiza Oficina de Estresse durante a I Semana da Qualidade de Vida. Confira mais: http://www.seed.se.gov.br/detalharNoticiaAscom_new.asp?codNoticia=3302&Mes=0&Ano=2008