segunda-feira, 2 de abril de 2012

MINI CURSO EM ARTETERAPIA GESTÁLTICA/ SALVADOR

Nos dias 05/ 06 e 20 de maio de 2012 estivemos em Salvador ministrando o Mini Curso em ARTETERAPIA GESTÁLTICA.



Foi experimentando o prazer da arte que aprendi a entrar em contato comigo, a me ver de forma inteira e diferenciada para poder perceber melhor o outro, estando mais preparada para ser terapeuta e facilitadora dos processos alheios. Foi neste aprendizado que encontrei o caminho da cura, da minha e do meu cliente, podendo assim, lhe oferecer recursos que possam servir de víeis em psicoterapia.

No decorrer deste processo e ao vivenciar a arte, sentindo na própria pele o seu poder transformador, dava-me conta da necessidade de algo a mais que pudesse facilitar o processo de contato com o cliente, transcendendo assim, a terapia pela fala. O que sentia, na verdade, era a necessidade de uma ferramenta que me auxiliasse e me conduzisse mais suavemente na relação com o outro.


Juliano (1999) afirma que
"podemos recorrer ao uso de algumas ferramentas que ajudam a aguçar a percepção, criando uma condição de equilíbrio necessário para que o cliente alcance o significado de sua vivência".



**********
 O Curso aconteceu no Espaço Psi Bahia em Salvador

Arteterapia é a arte como possibilidade de expressão facilitando o autoconhecimento e o despertar da consciência, contribuindo para que mudanças significativas possam ocorrer  
(Eliezer , 2008).



 A apresentação se deu a partir da confecção de crachá

Diante do CAOS... tiveram que escolher o seu material

Quem eu sou?

 

Quebrando paradígmas

Sensação de liberdade

 Fui viajando ao som da música e me deixando soltar




Caos - criação                                                                          

Metamorfose ambulante
 
Buscando a minha subjetividade





Experimentando o uso do papel seda - tranformando


                           

Desenhando...

No desenho, a coordenação motora fina é bastante trabalhada, portanto o controle é essencial, não só o motor, mas principalmente o intelectual. A atenção, a concentração e o contato com a realidade são explorados.
  No desenho livre, as pessoas entram em contato com sua realidade interna, deixando fluir conteúdos que estejam ao ponto de emergir.



O colorido me atrai     
      
Me propus não planejar...                       
Desconstruindo e escolhendo 

 Deixei fluir...                         Porque preciso escolher algo quando vou desenhar fazer?

O meu é sempre o mais infantil!

Acabei fazendo o que estava muito forte em mim... a deriva!
O grupo partilha a experiência



Trabalho com colagem
Simbolicamente o ato de recortar ou rasgar os papéis e posteriormente reuni-los, colá-los, recompondo-os, corresponde subjetivamente à vivência de cortes, rupturas, reparação e reorganização-estruturação” (Guaraná apud Valladares, 2000/2001).


Histórias se desenrolam...  O grupo mergulhou de forma profunda na atividade... e se acolheram nas suas dores!

“O valor terapêutico da atividade artística está tanto no processo de criação quanto nas possíveis reflexões  e elaborações posteriores sobre os trabalhos realizados” (Ciornai, 2004).



 Brincando e relaxando com o colorido
Ao som de "Fadas" com Luiz Melodia!
 

Devo de ir, fadas
Inseto voa em cego sem direção
Eu bem te vi, nada
Ou fada borboleta, ou fada canção
As ilusões fartas
Da fada com varinha virei condão
Rabo de pipa, olho de vidro
Pra suportar uma costela de Adão
Um toque de sonhar sozinho
Te leva a qualquer direção
De flauta, remo ou moinho
De passo a passo passo...


Visualização criativa
O presente













Construção de uma Mandala

O símbolo do círculo nos remete às camadas do inconsciente.
O circulo, a esfera e o redondo continuam a representar adivindade, aquilo que é completo e suficiente em si mesmo, o eu integrado e expresso por meio do mandala.


Remonta à lembranças da infância

Trabalharam a atenção e a concentração
Persistência   
Perda do controle 

 Não quis manipular... no começo incomodou!
Mandala feita com o uso de velas em copo de café!

 

O uso frequente é terapêutico, pois propicia energeticamente a integração do ego (Catarina, 2009).

 


O Barro 

O barro é um material amorfo e pleno de possibilidades criadoras de sentido. Material  que mobiliza nosso inconsciente e desvela nosso ser interior. Mobiliza sensações, propicia descobertas, inaugura novas percepções internas, re-alinha nossa energia criativa e curativa.

Mistura de prazer e desconforto


Nojo...


Lembranças da infância
Não lembro de ter brincado com isso
  
 Para produzir fiquei na sensação

Me desobrigou... fiquei despreocupada em em ter que dar uma forma
  
O barro possui uma plasticidade que nos permite trabalhar nossos movimentos internos em toda a sua complexidade 
(Allessandrini, 2004).

Café, Prosa, Poesa... e Arteterapia!
"...que a importância de uma coisa não se mede com fita métrica nem com balanças nem barômetros etc. Que a importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós." Manoel de Barros

 


 

Quero apenas cinco coisas..
Primeiro é o amor sem fim
A segunda é ver o outono
A terceira é o grave inverno
Em quarto lugar o verão
A quinta coisa são teus olhos
Não quero dormir sem teus olhos.
Não quero ser... sem que me olhes.
Abro mão da primavera para que continues me olhando.
Pablo Neruda





Finalizamos com a pintura... ao som de Aquarela!

 
 



Muito feliz com a realização desse curso. O grupo bem diversificado, se completava em cada atividade... se inteiravam, trocavam, perguntavam, interagiam, se permitiam...se traziam! Emoções brotaram. Depoimentos... histórias resignificadas


Nenhum comentário: